Inovação tecnológica nas eleições do ICHS
por Talyta Magano
|
Elisângela Costa, Gustavo Olivares e Lenice Freiman foto por Talyta Magano |
A consulta à comunidade do ICHS para eleger o novo diretor e o novo vice-diretor do Instituto terminou hoje com muito entusiasmo para a Comissão Eleitoral, já que, pela primeira vez na história da UFRRJ, uma urna eletrônica foi utilizada para votação.
A ideia de trazer a tecnologia foi do professor Gustavo Olivares (DCAC), que apresentou à Comissão seu projeto e, depois de aprovado, elaborou um software, seguindo os conceitos do TRE.
A urna ficou disponível, inicialmente, apenas para docentes, técnicos administrativos e discentes da pós-graduação no ICHS, mas segundo a professora Lenice Freiman (DEDH), coordenadora das eleições, o objetivo é, nas próximas consultas, disponibilizar mais urnas para que os alunos também possam usufruir da tecnologia. E, quem sabe, levar a ideia para toda a Universidade, de forma a trazer mais confiança e rapidez na apuração dos votos.
– Nós aceitamos fazer uma escala piloto para testar esse novo método que está dando muito certo, sem problema nenhum até o momento. Inclusive, professores de outros institutos passaram aqui e mostraram interesse em levar o projeto adiante. Este já é um avanço na apuração, mesmo com os outros pontos de votação sendo manuais ainda, afirmou Lenice.
A satisfação também era notória em Gustavo, graças à aceitação dos professores e por tudo está se encaminhando bem. Segundo ele, antes da greve, duas simulações foram realizadas para garantir o funcionamento do programa e obter uma primeira experiência sem erros. O criador do software lamenta a dificuldade em expandir a ideia para os alunos, mas explica que não havia suporte técnico adequado para isso, pois uma votação desse nível não poderia sofrer qualquer falha:
|
Gustavo Olivares foto de Talyta Magano |
– Uma coisa é fazer um software para 200-300 votantes, entre professores, técnicos administrativos e discentes da pós graduação, outra para 2.700 alunos de graduação. Inicialmente, esse foi o que deu para fazermos em fase experimental, pois não dá para colocar em risco uma eleição tão séria quanto essa. Vamos aprender com os erros e os acertos para implementarmos essa solução eletrônica mais profundamente no futuro.
Gustavo também frisou a importância de estimular a inovação tecnológica dentro da Universidade, trazendo maior dinamismo. Ele espera que, a partir desse projeto, outras áreas da Rural possam atentar para esse fato.
A votação nos Pólos de Ensino à Distância será realizada neste sábado, 20, em cada um dos 13 pólos, das 10 às 15h. Depois disso, só restará a apuração do resultado da consulta, que acontecerá na segunda, 22, às 9h, no Auditório Paulo Freire.